quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A obrigação de parecer feliz


Foto1

Bom pessoal, hoje não venho até vocês falar da Esquizofrenia ou  outra doença mental, até certo ponto por que acho que isso tem muito a vee com estado piscológico da pessoa também, bom nos ultimos dias  tenho pensado muito sobre fotografias. Já reparou como ninguém fotografa momentos tristes? Você já viu alguém ficar tirando fotos em velórios, registrando o instante em que recebeu zero na prova, compartilhando no Instagram a imagem do pai em coma no hospital ou fazendo álbum de fotos dos piores momentos da festa de aniversário? Se eu pego uma câmera e aponto para você, qual é sua reação imediata? Deixe ver se acertei: dar um sorriso. O dia pode estar um inferno, mas se alguém vira uma lente em sua direção… você mostra logo os dentes. Depois do clique, seu rosto volta ao normal e aquela cara de felicidade obrigatória desmonta em um segundo. Curioso isso. Alguma vez já parou para refletir por que temos essa obrigação inconsciente de mostrar para o mundo como somos inevitavelmente felizes e irremediavelmente sorridentes?
Pegue por exemplo um álbum de fotos (ainda existe isso fora do computador?)  da vida de alguém. Se você folhear da primeira à última página vai jurar que a existência daquela pessoa foi um desfile interminável de bons momentos. Sempre sorrindo. Quando a foto é em grupo, todos juntam as cabeças e… sorrisos transbordam. Pelo menos até o fotógrafo falar “pronto”. Aí aqueles rostos perenemente sorridentes vão se lembrar da conta Foto2a pagar, do desemprego, do casamento infeliz, da dor de cabeça que não passa, do namorado que te trocou por outra, da rotina, do tédio, da depressão, da crise do petróleo, do aquecimento global, do apocalipse maia! Em outras palavras; sorrisos em fotos muitas e muitas vezes não significam nada. Não representam uma felicidade real. São um mero hábito, uma formalidade. São fachadas pintadas com o único objetivo de deixar para a posteridade a impressão de que você é e sempre foi feliz.
Mas… por quê? Por que temos a obrigação de ser felizes 24 horas por dia, sete dias por semana? Curiosamente, a infelicidade é vista como uma derrota pessoal. Demonstrar para os outros que a felicidade foi ali e já volta parece uma falha de caráter. E somos tão despreparados para lidar com nossas próprias infelicidades que também não sabemos como lidar com a infelicidade dos outros – por isso há tantos infelizes sem consolo nas igrejas. O despreparo é generalizado. Se você está triste, repare que a maioria das pessoas não vai te abraçar em silêncio ou chorar com você, mas dizer frases feitas que tentam impor felicidade: “Que isso, levanta esse astral!”, “Tá triste por que, a vitória é tua!”, “Não reclama de barriga cheia, pensa nas criancinhas da Etiópia que estão morrendo de fome”, “Fica assim não, rapaz, bola pra frente, ânimo!”. Palavras, palavras e palavras… que de fato nessas horas não servem de nada – ninguém fica feliz de repente só porque alguém chegou e disse “Não fica triste não”.
   Então venho a vocês fazer um pedido, não forgem a felicidade, por que ela é como uma máscara e fica pra nós, ela pode acaba caindo ai  companheiros o seu verdadeiro sentimento que você está sentindo no momento irá vir atona e a verdade irá aparecer.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O pan nosso de cada dia!



Hoje em dia uma das coisas muito comuns entre as pessoas é a dependência de medicamentos que ajudam a chegar o sono,  um dos mais comuns é o BROMAZEPN. Só que muitas pessoas tomam sem orientação médica ou então não obedecem a prescrição, e isso acaba gerando uma dependência do medicamento para dormir.  Porém, é importante tomar a consciência de que é possível dormir sem fazer uso de medicamentos com tanta freqüência, sendo que basta algumas mudanças de hábitos e também um tratamento se necessário para melhorar sua situação nesse aspecto. Veja algumas coisas que você pode estar fazendo para melhorar seu sono e passar a depender menos de remédios para dormir. Estabeleça horários. Seu organismo é um relógio, precisa ser respeitado caso queira que tudo esteja em harmonia, nesse caso vale a pena dormir apenas quando tiver sono de verdade, não fique na cama se forçando a dormir quando vê que não consegue. Ambiente. Se seu quarto é muito iluminado ou se tem muito barulho, pode ter a certeza de que isso é uma grande influência negativa em seu sono, sendo que para dormir é preciso que haja silêncio e não tenha claridade. Por essa razão, vale a pena fazer adaptações como talvez uma cortina, ou mudar ate de quarto para que não fique ouvindo tanto barulho. Chás. Os chás podem ser excelentes opções para quem tem má noite de sono, por exemplo, os chás de camomila, erva doce, entre outros são ótimas opções. Outra coisa importante que pode ser de ajuda é evitar alimentos pesados de noite, sendo que eles podem prejudicar o sono. Essas são algumas dicas que podem ser de ajuda para que você se livre do hábito de depender de remédios para dormir, o que de fato não é nada saudável. É possível conseguir um hábito de sono saudável, desde que você se esforce para isso mudando alguns hábitos como os citados. Com certeza com algumas dessas mudanças você irá garantir uma excelente noite de sono para si, além de ter muito mais disposição por dormir melhor à noite, garantindo um dia muito mais produtivo e saudável!

Manias, quem não as tem?



  Fazia alguns dias que eu não escrevia um post aqui, então hoje vou postar algo sobre manias, como disse no titulo, que não as tem? 

  Outro dia desse estava conversando com um amigo que fiz do grupo esquizofrenia, no facebook, . Esta conversa me fez refletir sobre diversas situações, denominações e classificações que nos são impostas no dia a dia. Revejam o diálogo:
- Ele: Eu acho que tenho esquizofrenia. 
- Eu: Mas o que você tem? Mania de perseguição? Alucinações? Vozes de comando?
- Ele: Não, não tenho nada disso. É que tenho algumas manias, como contar quantas vezes bato o cigarro no cinzeiro, conto os degraus, os passos, etc. 
- Eu: Ah cara! Se é por causa dessas manias, então você pode se considerar o cara mais normal do mundo. Ficaria espantado se você me dissesse que não tivesse nenhuma mania ou esquisitice. 
    E a conversa durou um bom tempo. Falamos sobre remédios, surtos, as expectativas de cura para os transtornos mentais, etc. Papo de psicótico mesmo. Me lembrei do filme "O alienista", que é baseado no livro  de Machado de Assis. Se todo mundo que tiver uma mania for considerado louco, então a humanidade está completamente pirada. Mas, se a maioria tem manias, então o normal é ser louco. Então chego a conclusão, assim como o protagonista do filme, de que, se a exceção é ser normal, o verdadeiro louco é aquele que não tem manias. 
    Falei para o meu amigo para ter uma boa conversa com o psiquiatra e repensar se realmente é preciso de tomar os neurolépticos.

ENTÃO GENTE, PELO AMOR DE DEUS TER MANIAS NÃO É UMA DOENÇA!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Diminuição dos Surtos de Esquizofrenia?



  

Sei que não deve ser nada fácil para os familiares que lidam com isso pela primeira vez, pois a falta de conhecimento sobre o assunto é grande, eu que estudo a doença ás vezes não sei como ajudar. É quase impossível convencer o esquizofrênico que está tendo o primeiro surto, de que suas alucinações visuais ou auditivas não são realidade, ou que a mania de perseguição é fruto de sua imaginação.
    Bem, a verdade é que não se cura esquizofrenia simplesmente pelo fato de ainda não haver cura para essa patologia. Muitos chegam a comentar que um individuo esquizofrênico não tem mais nada, e que está super bem. Acho que muitas pessoas e profissionais da área de saúde fazem o diagnóstico apenas olhando o aspecto físico da pessoa, ou seja, se ela está penteando o cabelo, se está fazendo a barba, etc. A verdade é que alguém pode estar muito mal psicologicamente mesmo estando com os cabelos penteados e se vestindo adequadamente.
    Tem dias que o individuo se  sinte bem, outros nem tanto e tem dias que não dá vontade nem dele sair da cama. Quando ele é acordado de um sonho então, nem se fala.  A pessoa leva um choque brutal da realidade e fico muito decepcionada  ao constatar que era apenas um sonho o que estava acontecendo. 

    É muito frustrante acordar de um sonho, ainda mais quando eles tem uma vida monótona e com uma rotina entediante e que terão mais um dia como outro qualquer pela frente. 
     Mas, voltando ao assunto inicial, em que as pessoas questionam sobre a melhor forma de como se lidar com a esquizofrenia, digo simplesmente que não existe tal fórmula mágica. Cada caso de esquizofrenia é único, como disse o autor do livro ""Cadê minha sorte? "Não existe a esquizofrenia, e sim as esquizofrenias".
    Acho que  uma pessoa não tem mais surtos por que já passaram da fase dos sintomas "positivos" e estão nos negativos.  A pessoa anda meio apática, desanimada, sem vontade para fazer coisa alguma. Expriementem o ômega 3, pois além de dizerem que é bom contra a esquizofrenia, também ajuda a combater a depressão. Se realmente for verdade sobre o ômega 3 der certo, compartilharei com todos aqui do blog, mas vou estudar mais sobre a substância. Não estou aqui incentivando as pessoas abandonarem o tratamento convencional e sim algo para complementá-lo, pois as pesquisas deram um bom resultado e não custa nada experimentar um produto natural que, além de tudo, faz bem ao coração. Também existe a sertralina, apesar de você achar horrível a ideia de que o  seu  humor dependa de um medicamento. Mas pensando os prós e os contras, é melhor depender do medicamento do que ficar se empanturrando de chocolate  e outras coisas para tirar a ansiedade e correr o risco de ter um ataque cardíaco. 
     Um outro fator que acho que contribui para a diminuição dos surtos é a idade, lembro de ter lido algo a respeito em algum site, se bem que não devemos confiar em tudo o que achamos por ai na web. Mas a maturidade ajuda em muitas coisas, deixamos de ser mesquinhos, temos outra visão de mundo, temos outros valores, etc. Claro que, se a pessoa não se tratar, provavelmente ela só irá piorar com o passar do tempo.
    O fato de tentar se cuidar da melhor maneira possível ajuda e muito a diminuir as chances de surtos. Procure se alimentar bem, dormir bem (quando os vizinhos deixarem), evite situações estressantes e evite também bebidas e drogas.  Tente também praticar exercicios físicos caminhar por exemplo..
    Como eu disse essas são dicas  minhas, que apenas estudo  a doença, agora cabe a você tentar melhorar ou ao menos amenizar sua doença...
     

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Ironia da Psiquiatria e a indústria da morte!


    Bem, hoje vamos falar sobre um assunto polêmico, que é a chamada antipsiquiatria. Creio que grande parte das pessoas ainda não sabem do que se trata. Então vamos começar pelo começo...(mas sem muito bla bla bla, pois a minha intenção é ser o mais simples possível).

    O que é a psiquiatria? É um ramo da medicina que procura tratar as desordens e sofrimentos mentais, por muitos chamadas de loucura. A palavra  psiquiatria vem do grego e quer dizer: "arte de curar a alma". Só o  significado já é tema de um debate e tanto, pois como se cura a alma com medicamentos e outros procedimentos?

    Já a loucura, de uma maneira geral, são comportamentos e pensamentos considerados anormais pela sociedade. Não vou aqui falar também sobre o que acho sobre o assunto, pois é um tema bastante subjetivo, pois a loucura para uns pode não ser loucura para outros.

                                                               
    Então, o que é a antipsiquiatria? Podemos dizer que é um movimento criado(inclusive por alguns psiquiatras) que coloca em questão alguns procedimentos e idéias adotados pela psiquiatria, como, por exemplo:
-tratar e classificar praticamente todas as desordens emocionais e mentais como doenças.
-a origem biológica de alguns transtornos emocionais e mentais
    A antipsiquiatria afirma também que alguns psiquiatras tem envolvimento com a indústria farmacêutica, principalmente nos Estados Unidos. Para falar de uma maneira simples, eles afirmam que os psiquiatras ganham dinheiro ao classificarem novas doenças, para assim, criarem mais medicamentos para serem consumidos. Ainda afirmam que esses remédios são liberados da fase de testes muito mais rapidamente com a ajuda desses psiquiatras. 
Bem, e eu, como blogueiro, e estudante da doença, o que acho disso tudo? Não vou me colocar no meio do muro, mas, para mim, tanto a psiquiatria como a antipsiquiatria estão sendo radicais. A psiquiatria, por generalizar alguns sentimentos e comportamentos como doença, e a antipsiquiatria ao afirmar que não existem fatores biológicos que alterem o estado mental de uma pessoa. 
    Em relação à psiquiatria, acho que existe um exagero ao se encontrar uma classificação para todos os tipos de comportamentos e sentimentos que não estão dentro do que é considerado normal pela sociedade. Transformou-se tristeza em depressão, timidez em não sei lá o que,  e outras coisas mais. Tanto é que o manual de diagnóstico de distúrbios mentais cresceu bastante nos últimos anos. Após semanas lendos artigos e textos sobre pisiquiatria, a sensação que me passam é que tudo o que se passa na mente humana é biológico ou químico. 
    Acredito que existam os maus profissionais na área de saúde mental, que aproveitam a fragilidade emocional dos pacientes, para aumentarem o lucro da indústria farmacêutica, principalmente nos Estados Unidos, onde a maioria dos medicamentos para transtornos mentais são criados. Se existe uma "banda podre" na política, na religião, na polícia, por que não haveria na psiquiatria? A indústria farmacêutica visa o lucro, assim como a automobilística, ao afirmar que você será uma pessoa melhor se adquirir tal carro, ou como a indústria de cosméticos, que promete o  creme da eterna juventude em poucas aplicações de cremes milagrosos. 
    Mas não posso deixar de dizer, pelo que eu li, que existem profissionais bem intencionados na psiquiatria, e inclusive doentes mentais devem a melhora, em grande parte, a esses profissionais. Só achei completamente errado o primeiro artigo que li, este escrito por um paciente, o pisquiatra diagnosticou e  receitou os medicamentos em menos de dez minutos, sendo que, no momento da consulta o paciente ja estava se sentindo bem, pois o surto já tinha passado, só estava um pouco assustado com tudo o que havia acontecido. Acho que o que ele mais precisava naquele momento era de esclarecimento e explicações sobre o que é a esquizofrenia. Ele já tinha ouvido falar nesse nome, mas não tinha a mínima ideia do que se tratava. 
    Em relação à antipsiquiatria, acho que eles pecam em afirmar que não existe fatores biológicos que causem desordens mentais. Assim como pode existir um figado que não funciona corretamente e que não produza insulina suficiente, causando a diabetes, pode haver um cérebro que tenha um mau funcionamento, sem produzir certas substâncias, como a serotonina, causando assim uma depressão, ou então produzindo dopamina em excesso, que é a teoria mais aceita hoje em dia para tentar se explicar a esquizofrenia. 
    Sem contar que existem fatores genéticos que talvez podem contribuir para o surgimento da esquizofrenia. Muitos amigos que tenho e que são portadores de esquizofrenia, tem ou tiveram parentes com o mesmo transtorno. Minha mãe tinha algum transtorno mental, pelo que me lembro do comportamento dela. Lembro-me do dia em que ela teve uma crise, e foi levada a um hospital, mas, infelizmente, minha avó não aceitou o diagnóstico do médico. 
    Ainda existe a questão de que o cérebro envia impulsos elétricos para o resto do corpo, e acho que, se o mesmo não fizer isso direito, pode ocorrer uma falta de ânimo para realizar as tarefas do dia a dia. Há alguns anos atrás, vi uma reportagem na tv que mostrava uma mulher que foi curada da depressão implantando um marcapasso no cérebro. Ela dizia que ficou 100% curada da depressão. Veja a reportagem:
    Mas, já pensou se a bateria acabar em uma festa? As pessoas irão perguntar:
- O que você tem? você estava tão bem!  Ai a mulher irá responder:
- É que a minha bateria arriou!
    Os cientistas teriam então que implantar uma espécie de tomada na pessoa, para recarregá-la. Assim, quando a bateria acabar, é só conectar o recarregador na pessoa e pronto!
Brincadeiras a parte, se a mulher se sentiu melhor com isso, não vejo por que não fazer o procedimento. Faria a mesma coisa no lugar dela, e sei que o portador da esquizofrenia fazeria qualquer coisa para se livrar dela...

    A minha intenção ao publicar este post não é a de colocar as pessoas contra a psiquiatria, e contra os medicamentos, mas sim alertar para que as pessoas pensem duas vezes antes de tomarem um antidepressivo, quando na verdade estão apenas tristes, por um motivo real e verdadeiro. Também alerto que coloquem os prós e os contras na hora de tomar um remédio para dormir, pois eles não irão fazer com que os problemas que estão lhe tirando o sono desapareçam.  Basta olhar o caso do Michael Jackson, que, com o tempo se tornou dependente desses medicamentos, e, como os mesmo já não faziam efeito,  teve um triste fim, pois só conseguia dormir a base de anestésicos. 
    Acho que houve uma grande melhora no tratamento dos transtornos mentais, pois é melhor tomar um medicamento do que ter parte do seu cérebro destruída por um picador de gelo e um martelinho, como era feita na lobotomia. Acredito que num futuro próximo serão criados medicamentos com menos efeitos colaterais, pois existem pessoas sérias e bem intencionadas na psiquiatria sim. Só espero que o interesse e a ganância da indústria farmacêutica não atrapalhe isso. 
    Bem, obrigado por visitarem o blog, o post foi extenso, pois o assunto é muito polêmico. Desculpem-me os possíveis erros de português. Não sou formado em letras, não sou psiquiatra.

Esquizofrenia: mitos e verdades

  A esquizofrenia não atrapalha em  nada a  capacidade de raciocínio. A pessoa que sofre de Esquizofrenia não chega a ser um aluno brilhante, quando não gosta de estudar e decorar as matérias, como qualquer pessoa normal. Porém, quando quer, tira excelentes notas, como pessoas normais e adolescentes normais. Mesmo após os surtos o Esquizofrênico não chega a sentir nenhuma alteração em relação ao seu raciocínio. Podem fazer um curso de raciocinio para checar isto, você vera que os resultados do portador e de quem não sofre estarão dentro nos mesmos parâmetros. A única coisa que talvez atrapalhe um pouco o raciocínio, é que, depois dos surtos, diante de uma questão ou uma decisão a ser tomada, inúmeras informações circulam na mente em uma velocidade incrível. Isto chega a atrapalha-lo, às vezes, principalmente quando tem que explicar algo, como foi, o que aconteceu, etc..., pois, enquanto fala, inúmeros pensamentos tomam conta da mente do portador. Então a pessoa tem que se "SITUAR"  para saber se o seu discurso não está sendo um pouco confuso. 
     Em relação aos amigos portadores de esquizofrenia, sinto que, como nas pessoas ditas normais, existam pessoas de todos os níveis intelectuais. O que acho que ocorre, ás vezes, é que o medicamento pode deixar a pessoa lenta, tanto fisicamente como mentalmente. Se ela não achar uma dose ou um outro medicamento que se sinta melhor, acho que pode correr o risco de sofrer alguma sequela.(isso é uma opinião minha, gostaria de deixar bem claro).
    Assisti a poucos dias  um vídeo em que o Jô Soares entrevista um especialista em esquizofrenia Rodrigo Bressan, e ele diz que na média os esquizofrênicos tem uma inteligência um pouco abaixo da média. Quem sou eu para questioná-lo, pois ele convive e trata pacientes todos os dias e deve saber bem o que está falando. Mas, e os esquizofrênicos que não se tratam e que conseguem levar a vida sem se medicarem, com medo de serem rotulados como loucos e perderem seus empregos? Não vou me estender mais sobre o estigma da inteligência, se puderem deem uma olhada sobre esquizofrênicos famosos e inteligentes. Um dos mais conhecidos é o matemático John Nash, que chegou a ganhar o prêmio nobel de ciências contábeis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

    Um outro mito que cerca a esquizofrenia é de que todos os esquizofrênicos são agressivos e perigosos. Alguns até são, quando estão ensurtados e em crises. Quando estão estabilizados, não representam nenhum perigo à sociedade. As aparências enganam e muito.
Alguém poderia dizer que a dona desse rostinho angelical, que é a Elize matsunaga, seria capaz de matar e esquartejar o próprio marido, por motivo de traição? A solução mais simples não seria a separação? Olhando de perto, parece uma boneca de porcelana, quem diria que seria capaz de um crime tão frio?
Na verdade, os esquizofrênicos fazem mais mal a si próprios do que aos outros. Segundo pesquisas, cerca de 2% a 13% dos esquizofrênicos cometem suicídio, e que os mesmos tem um risco de 10% a 20% maior de que a população em geral de cometerem suicídio.
    Vale a pena também lembrar que grande parte de moradores de rua que vivem isolados são esquizofrênicos. A maioria sai de casa sem avisar nada e muitas vezes não voltam mais. Basta olhar alguns cartazes de pessoas desaparecidas. Se não foram sequestradas, com certeza foi algo relacionado a problemas mentais, basta olhar embaixo no cartaz, geralmente tem escrito: "Tem problemas mentais".
    Um outro mito complicado que cerca a esquizofrenia é em relação a questão espiritual. Infelizmente, por falta de conhecimento e ignorância, muitos pastores confundem surtos psicóticos com possessão demoníaca.
    Então levam o esquizofrênico para a igreja, lhe dizem um monte de coisas e ai tentam expulsar o "amornado" do indivíduo. A pessoa não melhora do surto psicótico, pelo contrário, só piora. Então, o portador chega a pensar que seu caso não tem solução e a igreja acaba lhe vendendo a solução:
   Muitos, durante os momentos difíceis, cheguam a frequentar algumas igrejas para se livrar do "amornado", que, supostamente estava em seu corpo. Em alguns cultos, as pessoas caiem, mas outras continuam em pé. As que não caiem ficam pensando que seu  caso não tem solução e que o único caminho é se matar. Nas, igrejas os portadores não recebem  nenhum conselho sobre transtornos mentais ou para procurar um tratamento. A única coisa que dizem  que aquilo é  coisa do demônio e que deveriam insistir mais na cura Evangélica (gente por favor, não estou fazendo descriminação de Igreja nem uma, é a minha opnião, respeito de verdade todas as religiões). Acho que os pastores em geral deveriam estudar um pouco sobre psicologia e comportamento humano também. Acho que até que fazem isso, mas com a intenção de conseguir dinheiro explorando a fé do povo. Espero que os evangélicos não se sintam ofendidos, tenho muita gratidão á eles, pois me ajudam em muitos momentos. Estou falando dos maus pastores, que, felizmente são minoria, mas que causam um dano terrível, devido ao poder econômico que algumas igrejas têm.
Uma coisa interessante e até engraçada é sobre o número 22. Não sei se isso acontece em todas as regiões do Brasil, mas em alguns lugares o número é relacionado à loucura. A origem disso não sei exatamente, mas o "Dr. Google" me disse que a carta 22 do tarô é a do louco e significa busca, desapego, impulso e excitação. Talvez a relação com o número 22, venha das cartas de tarô mesmo, pois no jogo do bicho são só bichos mesmo.
  Bem, pra finalizar, a esquizofrenia é uma patologia mais ou menos parecida com a diabetes ou com a hipertensão que, se for controlada, dá para se viver normalmente, realizando todas as atividades que uma pessoa qualquer faz. Digo mais ou menos parecida, por que já ouvi dizer que é a mesma coisa, mas não é bem assim, por que o cérebro humano é bem mais complexo do que um fígado ou um rim, que hoje em dia podem ser transplantados.
   É isso ai, me desculpem se o post foi um pouco extenso, mas falar sobre esquizofrenia é uma tarefa um tanto o quanto complicada.. Obrigado a todos e até o próximo post.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O papel do Enfermeiro no tratamento da Esquizofrenia!

O enfermeiro é o profissional que está mais perto de quem está internado com a doença muitas vezes, em hospitais pisiquiatricos, ou alas pisiquiatricas, o post de hoje, como havia prometido a um tempo atrás, tem por objetivo auxiliar  a equipe de enfermagem a lidar com os pacientes,  o  enfermeiro não administrara somente os  medicamentos receitados pelo Pisiquiatra, ele terá um papel fundamental no tratamento e melhora do paciente, veja a baixo:


Cuidados de enfermagem


  • Orientar o paciente a não descontinuar o tratamento;


  • Orientar sobre notificar o profissioanl da saúde sobre efeitos colaterais que estejam ocorrendo;


  • Evitar o estresse;


  • Explicar a importância de  uma rotina diária com horários estabelecidos para alimentação, descanso;


  • Estimular o paciente a participar de grupos já existentes;


  • Passar confiança para ele, ajudando-o a desenvolver relacionamento com outras pessoas.
     
    Além de enfermeiro você tem que  entende-lo, se aproximar do paciente, às  vezes precisando até romper as regras da enfermagem, rompendo o laço apenas profissional e ser um amigo para ele..

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AJUDA a quem cuida de doentes com esquizofrenia


Bom, em outro momento irei falar dos cuidados relacionados a enfermagem, mas agora nesse instante abordarei de uma forma geral...

Trata-se de um esforço difícil, prolongado e desgastante o apoio a alguém que sofre de esquizofrenia.
Viver com um doente esquizofrénico é emocionalmente desgastante e pode tornar-se numa situação insustentável financeiramente, quando afecta o trabalho e a vida social dos prestadores de cuidados (por exemplo familiares ou amigos). Em alguns casos, a reacção emocional à doença das pessoas que cuidam destes doentes e o método que usam para lidar com ela não são eficazes. Uma postura critica ou uma postura de protecção exagerada não são as melhores para controlar o comportamento da pessoa com esquizofrenia, até porque pode é tornar as recaídas mais frequentes.
Os familiares são, frequentemente, os prestadores de cuidados mais importantes para as pessoas que sofrem de esquizofrenia. Na nossa sociedade o principal objectivo dos familiares e dos possíveis cuidados de saúde mental é auxiliar o doente para que se torne independente e controlador a sua doença. Informar e apoiar mais os prestadores de cuidados a pessoas com esquizofrenia, melhora não só a capacidade de quem presta os cuidados, como melhora o tratamento de quem recebe esses mesmos cuidados.

Reconheçimento da ESQUIZOFRENIA como uma Patalogia.


Júlio de Matos contribuiu para que a “loucura” passasse a ser encarada como uma doença. Graças ao prestígio do Prof. Júlio de Matos junto dos primeiros governantes do regime republicano, foi construído em Lisboa um novo manicómio, dotado dos requisitos de um hospital moderno, que satisfizesse as exigências da assistência, do ensino e da investigação científica. Deste modo, o louco, o possesso, o renegado, os autos-de-fé, as masmorras, os coletes e outras medidas de contenção forçada deram lugar à hospitalização para tratamento em regime aberto, humanizado e compreensivo dos doentes, ocupados em tarefas úteis e em salas agradavelmente decoradas.

Sancho e Saraiva, 2002
www.tintafresca.pt

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Veja um ATAQUE DE ESQUIZOFRENIA!

Veja a agonia de um ataque  de Esquizofrenia..isso não é brincadeira, precisamos tornar essa doença um problema de saúde pública..Veja até os bombeiros se negaram em prestar socorro!

O que fazer quando surgir os primeiros sintomas de ESQUIZOFRENIA?


Caso se depare algum dia com sintomas de esquizofrenia num seu familiar ou amigo, estará tanto mais apto a ajudá-lo quanto mais conhecimentos tiver acerca da doença. É importante tentar compreender o que a pessoa está a viver e porque é que este distúrbio causa uma perturbação e um comportamento tão difícil. (Por exemplo, é essencial saber que quando as pessoas estão a alucinar ou a ter delírios, as vozes que ouvem e as coisas que vêem são muito reais para elas. Não se deve discutir, nem ficar assustado, nem se deve divertir ou “gozar” com a situação. É importante permanecer calmo, indicando assim que se está a tentar compreender como o doente se está a sentir e ajuda-o a sentir-se seguro e mais orientado.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Depoimentos de Esquizofrênicos! - Veja histórias reais relatadas ao Canal da Esquizofrenia


"Numa noite uns polícias fizeram-me sinal de paragem numa operação stop. Estava escuro, as luzes piscavam, eu estava apavorada e a tremer. Quando o polícia se aproximou do meu carro, eu estava com tanto medo que não conseguia falar! Ele acusou-me de não cooperar com a polícia. Eu disse que tinha esquizofrenia, ao que ele respondeu: ‘O que é que uma coisa tem a ver com outra? ‘"

(Elizabeth Anderson, professora, vocalista, diagnosticada com esquizofrenia há 3 anos).
************************************************************************************
"Eu estava grávida quando me foi diagnosticada esquizofrenia. Os pais dos meus amigos perguntaram-me: ‘ Quando é que vai abortar? ‘”

(Michelle Miserelli, diagnosticada com esquizofrenia em 1988, oradora da Sociedade de Esquizofrenia do Canadá)
************************************************************************************

“Após o almoço, fui ao café, infelizmente tive uma crise. Não me lembro bem do que aconteceu…mas também não preciso, pois depois disso voltei uma vez a esse mesmo café e foram muitos aqueles que imitaram tudo o que aconteceu naquela tarde.”

(Daniel Faria, 23 anos, estudante, diagnosticado esquizofrenia desde os 16 anos).

Como saber se tenho ESQUIZOFRENIA? Veja os sintomas!

Tradicionalmente os sintomas da esquizofrenia são classificados como positivos e negativos, mas o padrão pode variar. Um paciente pode ouvir vozes e sentir-se perseguido, enquanto em outros casos pode ser mais desorganizado, falar, uivarem, podem ser agitados ou ter um comportamentos estranhos.

Enquanto os sintomas positivos da esquizofrenia muitas vezes são muito marcantes, os sintomas negativos, geralmente são os que mais  afetam a capacidade de " funcionar" na vida diária, impedindo-os de ter relações  normais com a família, frequentar a escola, manter um emprego ou desenvolver amizades e relacionamentos íntimos.

Os sintomas positivos incluem alucinações, que são alterações na percepção (ou seja, ouvir vozes sem ter alguém falando); os delírios, que são alterações do processo de pensamento (ou seja, informações enganosas, frequentemente em uma maneira que indica o perigo ou dano.


Delírios (ou pensamentos enganosos)?


Os delírios são crenças falsas, mas que a pessoa doente está firmemente convencida, apesar de não ter provas concretas. Experimentando delírios acreditam que eles são perseguidos, tem poderes ou talentos especiais, ou que seus pensamentos ou ações estão sob o controle de uma força estranha.
Alucinações são alterações da percepção, as mais comuns na esquizofrenia são auditivas, sob a forma de vozes imaginárias. Às vezes, pacientes mantirão conversas com eles. As vozes podem dar ordens ou comentar sobre o caráter e as ações da pessoa com esquizofrenia. Outras  alucinações menos freqüentes consistem em Ver, sentir, gosto ou cheiro de coisas que não existem e que são percebidos como real. Em alguns casos, os pacientes acreditam que seus pensamentos estão sendo transmitidos ou roubado ou controlado ou imposto por agentes externos (por exemplo: um estranho, um demônio).

Ao contrário dos sintomas positivos, os negativos são mais sutis alterações no funcionamento e muitas vezes não são reconhecidos como sintomas da doença. Às vezes, familiares ou outras pessoas interpretarão-los erradamente como sinais de preguiça.

Esquizofrenia também reduz a motivação dos indivíduos e diminui sua capacidade de trabalho ou participar de diversões. O individuo é pouco interessado nas atividades diárias e em alguns casos negligencião sua higiene pessoal e alimentação própria. A doença surge neles negatividade e passividade, indecisão, misturam com impulsos repentinos.

Às vezes, pessoas que sofrem de esquizofrenia tem um emocional maçante (algo CHATO), para que eles não  possam responder o que acontece  próximo. Eles são incapazes de refletir alterações emocionais em sua expressão facial, gestos ou o tom de sua voz e não respondem aos mementos de tristeza ou de felicidade, reagindo  de forma inadequada.



 NOTA: Peço desculpa por algum erro de concordância, pois o texto tava em espanhol e tive que traduzir todo ele, e reformular algumas coisas.
                                                                                                                                          Fonte: Desconheçida.

sábado, 5 de janeiro de 2013

ESQUIZOFRENIA é mais comum que você pensa!

A doença é muito comum em todo o mundo, afectando cerca de 50 milhões de indivíduos (1% de população adulta) e atingindo as pessoas sem distinções culturais, económicas ou sociais. Na maioria dos doentes, a doença inicia-se entre os 13 e os 25 anos de idade, mas segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência desta doença, ou seja, o número de novos casos que se verificam anualmente, oscila entre 7 e 14 em cada 100 mil habitantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 54 anos, quando o corpo está sob a grande influência das grandes alterações hormonais e físicas da adolescência e do início da idade adulta. Mesmo assim após os 40 anos o desenvolvimento da esquizofrenia é menos frequente.

Como é que a família e os amigos podem ajudar uma pessoa com esquizofrenia

O mais importante, quando se trata de uma pessoa com esquizofrenia, é que a família e os amigos possam ajudar a encontrar um tratamento médico eficaz. O passo seguinte, passa por apoiar o doente a aderir e não desistir do tratamento proposto. Para que se encontre um bom médico e um bom serviço de Psiquiatria é importante que as pessoas dispostas a ajudar se desloquem ao médico de família, para que em conjunto consigam encontrar um Serviço de Psiquiatria ao qual se possam dirigir. Uma outra possibilidade é trocar informações com outras pessoas que também tenham no seu seio uma pessoa que sofra de esquizofrenia e que possam indicar um psiquiatra. O mais importante é não fugir da realidade, o importante é apoiar as pessoas com esquizofrenia, procurando ajuda diferenciada e especializada.

Como controlar as crises de ESQUIZOFRENIA


-Manter a calma;
-Não criticar;
-Ser claro e directo em tudo o que se diz e não falando demasiado;
-Caso o doente se torne perigoso ou violento, manter a calma e manter-se esclarecido sobre o limite dos comportamentos aceitáveis;
-Não fazer movimentos repentinos ou ameaçadores;
-Demonstrar calmamente que se está preocupado e que se quer ajudar;Caso não se consiga parar a pessoa de fazer algo perigoso, o último recurso deve ser chamar o corpo de bombeiros. A segurança do doente e do cuidador deve estar sempre em primeiro lugar;

Conselhos úteis para evitar magoar doentes com esquizofrenia


-Ter sempre consciência das palavras e expressões utilizadas. Palavras como “maluco”, “demente”, “louco”, “deficiente mental”, “doido” ou “esquizo” ofendem e magoam.
-É importante evitar rir de piadas cruéis, tendo em vista o “gozo”, ou melhor a pura maldade.
-Controlar e pensar no tipo de atitudes que podem magoar as pessoas com esquizofrenia.Procure estar do lado daqueles que podem vir a sofrer de uma doença mental.
-Caso sinta necessidade de ajudar envolva-se e procure ajudar contactando grupos de Apoio à Esquizofrenia.

Pensamento de um Esquizofrênico

Bom, você não sabe o que se passa na cabeça de um Esquizofrênico, então, tente  imaginar a descrição que irei fazer  a baixo.

A pessoa  passa por um  pensamento que assusta, aquele pensamento causa uma medo de viver nela, uma doença que barafusta no cérebro de quem sofre, uma doença que quem sofre tem, teve e sempre terá,  muitos dizem que nunca haverá cura, mas no fundo  quem sofre acredita que um dia  aquilo ira acabar, dela o individuo se esconde e sempre se esconderá, mas no fundo ele sabe que a doença um dia irá lhe encontrar,  quem sofre quer continuar vivendo, pois  mesmo assim  acredita que a vida não é tão má, mas essa doença faz ele morrer, é uma pedra que nele há.

Espero que você reflita sofre o  que  um Esquizofrênico pensa e o que se passa na verdadeira mente de ser humano dessas pessoas, pois quem sofre de Esquizofrenia é superior a você, pois ele tem duas mentes e você só uma..

Teorias FALSAS que explicam o porquê da Esquizofrenia - Não explicadas cientificamente

Teoria do Stress

O Stress não causa esquizofrenia, no entanto pode agravar os sintomas. Situações extremas como guerras, epidemias, calamidades públicas não fazem com que as pessoas que passaram por tais situações tenham mais possibilidades de desencadear esquizofrenia do que aquelas que não passaram.

Teoria das Drogas
Não há provas de que drogas lícitas ou ilícitas causem esquizofrenia. Elas podem, contudo, agravar os sintomas da doença. Certas drogas como cocaína ou estimulantes podem provocar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, mas não há evidências que cheguem a causá-la.

Teoria Nutricional
A alimentação equilibrada é recomendável a todos, mas não há provas de que a falta de certas vitaminas desencadeie esquizofrenia nas pessoas predispostas. As técnicas de tratamento por doses elevadas de vitaminas não têm fundamento estabelecido por enquanto.

Teoria Viral
A teoria de que a infecção por um vírus conhecido ou desconhecido desencadeie a esquizofrenia em pessoas predispostas foi muito estudada. Hoje essa teoria tem vindo a ser abandonada por falta de evidências, embora muitos autores continuem a considera-la como possível factor causal.

Teoria Social
Factores sociais como desencadeantes da esquizofrenia sempre são levantados, mas pela impossibilidade de estudá-las pelos métodos hoje disponíveis, nada se pode afirmar a seu respeito. Toda pesquisa científica precisa isolar a variável em estudo. No caso do ambiente social não há como fazer isso sem ferir profundamente a ética.