quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Esquizofrenia: mitos e verdades

  A esquizofrenia não atrapalha em  nada a  capacidade de raciocínio. A pessoa que sofre de Esquizofrenia não chega a ser um aluno brilhante, quando não gosta de estudar e decorar as matérias, como qualquer pessoa normal. Porém, quando quer, tira excelentes notas, como pessoas normais e adolescentes normais. Mesmo após os surtos o Esquizofrênico não chega a sentir nenhuma alteração em relação ao seu raciocínio. Podem fazer um curso de raciocinio para checar isto, você vera que os resultados do portador e de quem não sofre estarão dentro nos mesmos parâmetros. A única coisa que talvez atrapalhe um pouco o raciocínio, é que, depois dos surtos, diante de uma questão ou uma decisão a ser tomada, inúmeras informações circulam na mente em uma velocidade incrível. Isto chega a atrapalha-lo, às vezes, principalmente quando tem que explicar algo, como foi, o que aconteceu, etc..., pois, enquanto fala, inúmeros pensamentos tomam conta da mente do portador. Então a pessoa tem que se "SITUAR"  para saber se o seu discurso não está sendo um pouco confuso. 
     Em relação aos amigos portadores de esquizofrenia, sinto que, como nas pessoas ditas normais, existam pessoas de todos os níveis intelectuais. O que acho que ocorre, ás vezes, é que o medicamento pode deixar a pessoa lenta, tanto fisicamente como mentalmente. Se ela não achar uma dose ou um outro medicamento que se sinta melhor, acho que pode correr o risco de sofrer alguma sequela.(isso é uma opinião minha, gostaria de deixar bem claro).
    Assisti a poucos dias  um vídeo em que o Jô Soares entrevista um especialista em esquizofrenia Rodrigo Bressan, e ele diz que na média os esquizofrênicos tem uma inteligência um pouco abaixo da média. Quem sou eu para questioná-lo, pois ele convive e trata pacientes todos os dias e deve saber bem o que está falando. Mas, e os esquizofrênicos que não se tratam e que conseguem levar a vida sem se medicarem, com medo de serem rotulados como loucos e perderem seus empregos? Não vou me estender mais sobre o estigma da inteligência, se puderem deem uma olhada sobre esquizofrênicos famosos e inteligentes. Um dos mais conhecidos é o matemático John Nash, que chegou a ganhar o prêmio nobel de ciências contábeis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

    Um outro mito que cerca a esquizofrenia é de que todos os esquizofrênicos são agressivos e perigosos. Alguns até são, quando estão ensurtados e em crises. Quando estão estabilizados, não representam nenhum perigo à sociedade. As aparências enganam e muito.
Alguém poderia dizer que a dona desse rostinho angelical, que é a Elize matsunaga, seria capaz de matar e esquartejar o próprio marido, por motivo de traição? A solução mais simples não seria a separação? Olhando de perto, parece uma boneca de porcelana, quem diria que seria capaz de um crime tão frio?
Na verdade, os esquizofrênicos fazem mais mal a si próprios do que aos outros. Segundo pesquisas, cerca de 2% a 13% dos esquizofrênicos cometem suicídio, e que os mesmos tem um risco de 10% a 20% maior de que a população em geral de cometerem suicídio.
    Vale a pena também lembrar que grande parte de moradores de rua que vivem isolados são esquizofrênicos. A maioria sai de casa sem avisar nada e muitas vezes não voltam mais. Basta olhar alguns cartazes de pessoas desaparecidas. Se não foram sequestradas, com certeza foi algo relacionado a problemas mentais, basta olhar embaixo no cartaz, geralmente tem escrito: "Tem problemas mentais".
    Um outro mito complicado que cerca a esquizofrenia é em relação a questão espiritual. Infelizmente, por falta de conhecimento e ignorância, muitos pastores confundem surtos psicóticos com possessão demoníaca.
    Então levam o esquizofrênico para a igreja, lhe dizem um monte de coisas e ai tentam expulsar o "amornado" do indivíduo. A pessoa não melhora do surto psicótico, pelo contrário, só piora. Então, o portador chega a pensar que seu caso não tem solução e a igreja acaba lhe vendendo a solução:
   Muitos, durante os momentos difíceis, cheguam a frequentar algumas igrejas para se livrar do "amornado", que, supostamente estava em seu corpo. Em alguns cultos, as pessoas caiem, mas outras continuam em pé. As que não caiem ficam pensando que seu  caso não tem solução e que o único caminho é se matar. Nas, igrejas os portadores não recebem  nenhum conselho sobre transtornos mentais ou para procurar um tratamento. A única coisa que dizem  que aquilo é  coisa do demônio e que deveriam insistir mais na cura Evangélica (gente por favor, não estou fazendo descriminação de Igreja nem uma, é a minha opnião, respeito de verdade todas as religiões). Acho que os pastores em geral deveriam estudar um pouco sobre psicologia e comportamento humano também. Acho que até que fazem isso, mas com a intenção de conseguir dinheiro explorando a fé do povo. Espero que os evangélicos não se sintam ofendidos, tenho muita gratidão á eles, pois me ajudam em muitos momentos. Estou falando dos maus pastores, que, felizmente são minoria, mas que causam um dano terrível, devido ao poder econômico que algumas igrejas têm.
Uma coisa interessante e até engraçada é sobre o número 22. Não sei se isso acontece em todas as regiões do Brasil, mas em alguns lugares o número é relacionado à loucura. A origem disso não sei exatamente, mas o "Dr. Google" me disse que a carta 22 do tarô é a do louco e significa busca, desapego, impulso e excitação. Talvez a relação com o número 22, venha das cartas de tarô mesmo, pois no jogo do bicho são só bichos mesmo.
  Bem, pra finalizar, a esquizofrenia é uma patologia mais ou menos parecida com a diabetes ou com a hipertensão que, se for controlada, dá para se viver normalmente, realizando todas as atividades que uma pessoa qualquer faz. Digo mais ou menos parecida, por que já ouvi dizer que é a mesma coisa, mas não é bem assim, por que o cérebro humano é bem mais complexo do que um fígado ou um rim, que hoje em dia podem ser transplantados.
   É isso ai, me desculpem se o post foi um pouco extenso, mas falar sobre esquizofrenia é uma tarefa um tanto o quanto complicada.. Obrigado a todos e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Eu tenho esquizofrenia e viver com ela é, com ajuda de remédio (haldol decanoato), é bem mais tranquilo, dá para lidar com os pensamentos, mas sem o remédio é impossível levar uma vida em paz, pois você não tem controle mental sobre tudo que acontece. É imprescindível que o portador seja consciente de sua doença e saiba pesquisar mais sobre ela (aqui mesmo na internet) para poder ter uma noção maior de outras realidades que assolam os portadores dessa doença e sem dúvida alguma procurar um psiquiatra para que ele medique.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog. Estou atualizando minha página sobre esquizofrenia e o Google me sugeriu ler seu blog. Gostei bastante da maneira como fala. Parabéns.

    ResponderExcluir