quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Diminuição dos Surtos de Esquizofrenia?



  

Sei que não deve ser nada fácil para os familiares que lidam com isso pela primeira vez, pois a falta de conhecimento sobre o assunto é grande, eu que estudo a doença ás vezes não sei como ajudar. É quase impossível convencer o esquizofrênico que está tendo o primeiro surto, de que suas alucinações visuais ou auditivas não são realidade, ou que a mania de perseguição é fruto de sua imaginação.
    Bem, a verdade é que não se cura esquizofrenia simplesmente pelo fato de ainda não haver cura para essa patologia. Muitos chegam a comentar que um individuo esquizofrênico não tem mais nada, e que está super bem. Acho que muitas pessoas e profissionais da área de saúde fazem o diagnóstico apenas olhando o aspecto físico da pessoa, ou seja, se ela está penteando o cabelo, se está fazendo a barba, etc. A verdade é que alguém pode estar muito mal psicologicamente mesmo estando com os cabelos penteados e se vestindo adequadamente.
    Tem dias que o individuo se  sinte bem, outros nem tanto e tem dias que não dá vontade nem dele sair da cama. Quando ele é acordado de um sonho então, nem se fala.  A pessoa leva um choque brutal da realidade e fico muito decepcionada  ao constatar que era apenas um sonho o que estava acontecendo. 

    É muito frustrante acordar de um sonho, ainda mais quando eles tem uma vida monótona e com uma rotina entediante e que terão mais um dia como outro qualquer pela frente. 
     Mas, voltando ao assunto inicial, em que as pessoas questionam sobre a melhor forma de como se lidar com a esquizofrenia, digo simplesmente que não existe tal fórmula mágica. Cada caso de esquizofrenia é único, como disse o autor do livro ""Cadê minha sorte? "Não existe a esquizofrenia, e sim as esquizofrenias".
    Acho que  uma pessoa não tem mais surtos por que já passaram da fase dos sintomas "positivos" e estão nos negativos.  A pessoa anda meio apática, desanimada, sem vontade para fazer coisa alguma. Expriementem o ômega 3, pois além de dizerem que é bom contra a esquizofrenia, também ajuda a combater a depressão. Se realmente for verdade sobre o ômega 3 der certo, compartilharei com todos aqui do blog, mas vou estudar mais sobre a substância. Não estou aqui incentivando as pessoas abandonarem o tratamento convencional e sim algo para complementá-lo, pois as pesquisas deram um bom resultado e não custa nada experimentar um produto natural que, além de tudo, faz bem ao coração. Também existe a sertralina, apesar de você achar horrível a ideia de que o  seu  humor dependa de um medicamento. Mas pensando os prós e os contras, é melhor depender do medicamento do que ficar se empanturrando de chocolate  e outras coisas para tirar a ansiedade e correr o risco de ter um ataque cardíaco. 
     Um outro fator que acho que contribui para a diminuição dos surtos é a idade, lembro de ter lido algo a respeito em algum site, se bem que não devemos confiar em tudo o que achamos por ai na web. Mas a maturidade ajuda em muitas coisas, deixamos de ser mesquinhos, temos outra visão de mundo, temos outros valores, etc. Claro que, se a pessoa não se tratar, provavelmente ela só irá piorar com o passar do tempo.
    O fato de tentar se cuidar da melhor maneira possível ajuda e muito a diminuir as chances de surtos. Procure se alimentar bem, dormir bem (quando os vizinhos deixarem), evite situações estressantes e evite também bebidas e drogas.  Tente também praticar exercicios físicos caminhar por exemplo..
    Como eu disse essas são dicas  minhas, que apenas estudo  a doença, agora cabe a você tentar melhorar ou ao menos amenizar sua doença...
     

2 comentários:

  1. se livrar de situações estressantes ´eo mais difícil... a todo momento podemos nos deparar com uma... principalmente no trabalho...desse não podemos nos esconder...

    ResponderExcluir
  2. Ah... sem duvida um abraço é a melhor coisa vindo principalmente do sexo femininos mas não tem aver com sexo mas pelo fato das mulheres serem as mais presentes em minha vida.. grandes amigas que passaram a entender o meu comportamento.. que sou estranhos mas não mau..

    ResponderExcluir