domingo, 6 de janeiro de 2013

Depoimentos de Esquizofrênicos! - Veja histórias reais relatadas ao Canal da Esquizofrenia


"Numa noite uns polícias fizeram-me sinal de paragem numa operação stop. Estava escuro, as luzes piscavam, eu estava apavorada e a tremer. Quando o polícia se aproximou do meu carro, eu estava com tanto medo que não conseguia falar! Ele acusou-me de não cooperar com a polícia. Eu disse que tinha esquizofrenia, ao que ele respondeu: ‘O que é que uma coisa tem a ver com outra? ‘"

(Elizabeth Anderson, professora, vocalista, diagnosticada com esquizofrenia há 3 anos).
************************************************************************************
"Eu estava grávida quando me foi diagnosticada esquizofrenia. Os pais dos meus amigos perguntaram-me: ‘ Quando é que vai abortar? ‘”

(Michelle Miserelli, diagnosticada com esquizofrenia em 1988, oradora da Sociedade de Esquizofrenia do Canadá)
************************************************************************************

“Após o almoço, fui ao café, infelizmente tive uma crise. Não me lembro bem do que aconteceu…mas também não preciso, pois depois disso voltei uma vez a esse mesmo café e foram muitos aqueles que imitaram tudo o que aconteceu naquela tarde.”

(Daniel Faria, 23 anos, estudante, diagnosticado esquizofrenia desde os 16 anos).

7 comentários:

  1. http://deondeparei.blogspot.com.br Olá, neste blog há um artigo sobre ESQUIZOFRENIA, que eu quero compartilhar com vocês. O artigo explica a formação das alucinações e paranoias. No Blog há um atalho para o facebook, onde poderão acessar-me. ok ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sempre sofri com delirios mas so surtei uma vez... não sei o que é... hoje quando fui votar encontrei uma querida professora minhas ela me abraçou e era tudo oque eu queria mal pude falar com ela pois sempre estou blindado em um ambiemte publico(hostil) mal consegui falar com e expressar minha imensa alegria em rever esa pessoa tão gentil...sinto que logo serei assasinado eu nunca mais verei o seu rosto.

    ResponderExcluir
  3. Sou psicólogo e esquizofrênico. .. e até no nosso meio encontro dificuldades... me sinto só muita das vezes...

    ResponderExcluir
  4. Tive um surto forte onde acreditava ter alguem me perseguindo para me matar, eu estava viajando (dirigindo), bati o carro e fiquei 7 dias em meio a mata escondido com medo, passei varios meses em depressão após isso. Desde então tudo que eu faço é considerado por minha familia como sendo da doença, não posso ficar triste, não posso ficar nervoso que tudo é motivo de avaliação para eles. A uns 3 meses eu tive um novo surto onde acreditava ser filho de Deus no sentido literal e que eu precisava salvar as pessoas, desmontei meu quarto inteiro e só deixei dentro o que fosse azul e branco (as cores do céu). O meu psiquiatra diz que minha doença agora tem um quadro pois ja foi meu segundo surto e que podem acontecer mais. Para evitar novos surtos eu teria de tomar risperidona pela vida inteira. Ja aconteceu algo parecido com alguem e e necessario tomar o remedio para sempre, nao seria possivel uma melhora no quadro e um dia chegar a parar de tomar?? Estou confuso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bruno Gusmão, já tive um surto parecido com o seu ! Pra falar a verdade eu surto assim todo mês... eu controlo na boa sem medicação, mas na boa, eu tenho esses surtos desde uns 9, 10 anos... não aconselho ninguém fazer o que eu faço... acompanhamento médico é fundamental !

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir