quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AJUDA a quem cuida de doentes com esquizofrenia


Bom, em outro momento irei falar dos cuidados relacionados a enfermagem, mas agora nesse instante abordarei de uma forma geral...

Trata-se de um esforço difícil, prolongado e desgastante o apoio a alguém que sofre de esquizofrenia.
Viver com um doente esquizofrénico é emocionalmente desgastante e pode tornar-se numa situação insustentável financeiramente, quando afecta o trabalho e a vida social dos prestadores de cuidados (por exemplo familiares ou amigos). Em alguns casos, a reacção emocional à doença das pessoas que cuidam destes doentes e o método que usam para lidar com ela não são eficazes. Uma postura critica ou uma postura de protecção exagerada não são as melhores para controlar o comportamento da pessoa com esquizofrenia, até porque pode é tornar as recaídas mais frequentes.
Os familiares são, frequentemente, os prestadores de cuidados mais importantes para as pessoas que sofrem de esquizofrenia. Na nossa sociedade o principal objectivo dos familiares e dos possíveis cuidados de saúde mental é auxiliar o doente para que se torne independente e controlador a sua doença. Informar e apoiar mais os prestadores de cuidados a pessoas com esquizofrenia, melhora não só a capacidade de quem presta os cuidados, como melhora o tratamento de quem recebe esses mesmos cuidados.

2 comentários: